lançamento de cosmético tarefas e responsabilidade
| Postado: | categoria: Informação | Lançar um produto cosmeticos desenvolver AnvisaLançar um cosmético no Brasil tem se tornado algo desafiador para os empresários. É preciso planejamento e conhecimento da legislação, do mercado e dos players envolvidos.
Para se destacar no mercado de cosméticos, siga este pequeno roteiro de quatorze passos:
- Determine o seu cliente- alvo. Por exemplo, o público que deseja atingir com o seu produto.
- Elabore um cosmético que crie o máximo de valor para os clientes, e invista em estudos e análises para assegurar a sua qualidade e segurança.
- Estude o mercado e a concorrência atentamente.
- Observe os produtos existentes e defina com quem você está a competir. Seja por preço, qualidade, ou espaço na gôndola.
- Procure uma maneira de se diferenciar e se destacar.
- Opte por empresas com experiência que atendam às demandas da Anvisa. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é uma organização associada ao Ministério da Saúde do Brasil, que visa supervisionar o controle e a fiscalização de produtos e serviços que prejudiquem a saúde da população. Para certificar a segurança e a qualidade dos produtos, a Embatek possui licenças da ANVISA, CETESB, Polícias, IBAMA, entre outros, e segue cuidadosamente as Boas Práticas de Fabricação (BPF).
- Apronte o dossiê técnico. Este documento é essencial e deve conter todas as informações sobre o produto, como rótulo, testes de segurança e fórmula.
- Encaminhe o pedido de registro, processo que pode durar durante alguns meses; por isso, planeje-se.Testes para produtos Grau I: Custo entre R$ 1.000 e R$ 5.000. Prova de possíveis funcionalidades (exemplo, fps, antirrugas, clareamento e similares). Custo: R$ 10.000 para testes de segurança e eficaz. A Embatek cuidará de todos os passos do desenvolvimento, incluindo o desenvolvimento de formulações com diversas amostras, pesquisa de ingredientes, envio de amostras e organização de serviços e laboratórios terceiros.
- Desenvolva uma embalagem cativante e eficiente. Pois, a embalagem é o primeiro contacto do consumidor com o produto.
- Elabore uma identidade visual e uma história que ressoem com seus possíveis clientes. A Embatek trabalha com designers e especialistas que ajudam a assessorar nesse processo.
- Defina os seus canais de venda e considere vender seus produtos em farmácias, perfumarias, lojas online ou diretamente para o consumidor.
- Invista em marketing digital e utilize redes sociais, e-mail marketing e outros meios para divulgar o seu produto.
- Pesquise empresas competentes em distribuição e cheque como os produtos chegaram até os consumidores.
- Procure orientação profissional como por exemplo, um advogado especializado em direito sanitário e um consultor de marketing para auxiliá-lo em todas as etapas do processo.
A Embatek atua há 25 anos ajudando clientes de todos os portes a lançarem e fabricarem os seus produtos. Para lançar um cosmético e obter sucesso, é necessário estar disposto(a) a fazer um investimento inicial significativo; portanto, siga as instruções acima, caso se interessem, entrem em contato conosco.